Bett Farias
Olá povo, o negócio é o seguinte...quando comecei este blog e nele contei minha saga rumo a gastroplastia não esperava, honestamente, que tivesse tanto retorno assim. É impressionante a qtdade de emails, recados no orkut, e até telefonemas que recebo de pessoas que dizem ter lido meu blog e encontrado aqui algo que as identificou com relação a essa cirurgia. Por conta disso resolvi fazer um novo marcador e um novo tipo de abordagem sobre a gastro aqui...o meu desenvolvimento pós-cirurgico continuará sendo relatado no intem Gastroplastia e agora surge o Bariátrica em Foco (ficou xik hein?!)

Pra começar verdadeiramente vamos a questão que ultimamente assola a cabeça de alguns gordinhos por esse mundo de meu Deus....encarar ou não a cirurgia. Gente tudo que vou falar aqui agora é baseado no que aprendi nas palestras e no que vivi na pele. Primeiro de tudo vc precisa ter certeza do passo que vai dar e ele não pode ser maior do que suas pernas, pesquisar é o caminho! Temos uma ferramenta muito boa a nosso favor...a INTERNET. Procure conhecer todas as técnicas, os prós e contras de cada uma (será assunto para uma próxima postagem), se informe sobre o anel, procure conhecer e saber sobre possíveis médicos que vc possa vir a operar...enfim informação nunca é demais. Lembre-se sempre que essa cirurgia não é um milagre, vc nao entra no centro cirúgico e depois sai de lá com o corpinho dos sonhos não, precisa fazer sua parte. Meu médico costuma dizer que ele faz 50% do trabalho e os outros 50% são nossos, nosso esforço e nossa dedicação em chegar ao objetivo , a nossa meta. Essa cirurgia tb é uma mudança muito radical....o corpo muda rapidamente e se a cabeça não acompanhar a coisa desanda. Não adianta ficar paranoica tentando se comparar com fulano ou ciclano por que cada organismo reage de um jeito e ng nunca vai emagrecer o mesmo tanto q o outro. Uns emagrecem mais outros menos mas todos chegam ao seu objetivo...lembre-se, são 2 anos de emagrecimento até seu organismo chegar no ponto e parar. Tem gente que chega inclusive a ultrapassar a meta e emagrecer mais do que devia o que nos remete a questão da cabeça...a cabeça tem q acompanhar o ritmo do corpo para se manter sadia e nao pirar, saber que tudo tem o seu momento e quando é a hr de puxar o freio de mão, pra isso o acompanhamento pós-cirurgico com a equipe que te operar é essencial.

Por isso pense bem, analise todos os ângulos da situação e se for a cirurgia a sua opção então veja se vc se encaixa no padrão cirurgico vamos dizer assim...que padrão seria esse... IMC (Índice de Massa Corporea) igual ou superior a 40, ou IMC igual ou superior a 35 acompanhado de comorbidades. As comorbidades podem ser várias...pressão alta, diabetes tipo II, problemas cirulatórios, respiratórios, apnéia...vixi a lista é interminável. Na verdade comorbidade são todas as doenças associadas ou agravadas pela obesidade mas lembre-se de consultar seu plano de saúde pois cada um tem um procedimento diferente e isso pode ser motivo de dores de cabeça futuras. Precisa tb já ter feito tentativas de emagrecimento anteriores com acompanhamento nutricional e endocrinológico...se vc se encaixar num desses casos e decidiu por operar é hora de procurar um bom médico...já comentei isso outra ocasião mas nao custa lembrar, tem que rolar uma química entre vc e o seu cirurgião, vc tem que confiar nele, seu santo tem que bater com o dele em outras palavras. O médico tem q lhe passar segurança, tirar suas dúvidas ( e não se acanhe em perguntar por q ele ta lá pra responder), te deixar a par de todos os procedimentos, te indicar a melhor técnica e explicar por que, efim tem que ser "o cara", pois ele será o mais novo membro da sua família! Gente medo todo mundo tem e as coisas mais sórdidas passam pela nossa cabeça nessa hr, passaram pela minha tb...ah meu Deus eu vou morrer, há meu Deus eu nunca mais vou acordar e mais um monte de ai meu Deus. Mas como disse se vc tiver convicção daquilo que quer, confiança no seu médico e acima de tudo fé em Deus...a vitória é certa, pois nada se move sem autorização do nosso Pai!

Existe uma dúvida na hr do pega pra capar...por vídeo ou aberta?! Prometo que minha próxima abordagem será sobre isso. So adianto que essa estória de que por vídeo é ruim por que o cara nao ta pegando nas tuas tripas é pura balela!!!
7 Responses
  1. Nossa muito bom o pst hein... concordo em tudo que vc disse...

    Eu e meu médico somos assim óh!

    Bjks flor, fika com Deus *.*


  2. Mariana Says:

    Oi Td bem?
    Concordo contigo sem tirar nem pôr, apesar de nao ter operado eu tenho conciencia de tudo o q vc disse, afinal participo da preventiva do meu convenio.
    E ficou absmada como tem garotas ou melhor mulheres que falam de um jeito da cirurgia q ..faz a cirurgia parecer pura magina (abracadabra bum )e ai tu sai do meio da fumaça magra... todas sabe o quanto eh ruim ser gordinhos por n motivos e por tudo q ja passou, mas oq sao alguns meses perto de anos e anos de obesidade, nao eh nada, elas esquecem q tem todo um processo a seguir.
    é isso ai linda

    Beijos


  3. Anônimo Says:

    AMIGA VC ESTÁ GATISSÍMA NA FOTO DO PERFIL, QUE ARRASO MUIÉ. Aparece no msn. Olha o seu Blog é tudo de bom, vc chegará longe com ele. Bjs
    Btânia


  4. Anônimo Says:

    Amiga, que lindos seus poemas... amei...além de se expressar tão bem ainda fica inspirada e faz umas coisas lindas daquelas? Arrasou, mas do que nunca fiquei mais sua fã. Abraços
    Betânia


  5. soraya Says:

    Eu achei muito bom ler o que vc escreveu! Eu "tou" novata no ramo e preciso muito de informaçoes. Peço que vc me aceite como participadora de seu blog. Um grande abraço!!!! soraya


  6. Cai de gaiata por aqui....Estou pensando em fazer tb...ainda tenho duvidas...Aqui em casa minhas 2 irmas ja fizeram e meu pai também...eles mudaram muito...acho q vale a pena. mas o q fico sempre na cabeça é se nao é melhor emagrecer....mas há anos tento e so aumenta........


  7. Anônimo Says:

    MIga aqui.muito xique seu blog realmente maravilhoso, vc eh 10, estou p faser minha cirurgia daqui alguns dias e estou com aquele medo neh mas esta tudo nas maos de Deus.....
    legalzinho06@hotmail.com